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A minha colecção

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sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

British comics

A British comics é uma publicação periódica no Reino Unido que contém tiras de banda desenhada. É geralmente referida como uma BD ou uma revista de BD e historicamente como um jornal de BD. Todavia nos tempos modernos, as bandas desenhadas britânicas foram em grande parte substituídas pelos livros de banda desenhada americanos e pelos mangas japoneses.

Por volta de 1970, o mercado de banda desenhada britânico estava em declínio a longo prazo, à medida que as bandas desenhadas perdiam popularidade face ao surgimento de outros passatempos populares para crianças. Inicialmente, o desafio era a crescente popularidade da televisão, uma tendência que se consolidou com a introdução da televisão a cores no Reino Unido durante 1969. Na tentativa de contrariar essa tendência, muitos editores direcionaram o foco das suas bandas desenhadas para personagens relacionados com televisão. Os programas de televisão de Gerry Anderson, como Thunderbirds e Captain Scarlet and the Mysterons, iniciaram isso em 1966 com o lançamento de bandas desenhadas relacionadas, como TV21 e Lady Penelope, que incluíam apenas histórias relacionadas com os programas de televisão de Anderson. A Polystyle Publications já publicava uma banda desenhada relacionada com televisão para crianças chamada TV Comic, e em 1971 passou para o mercado de adolescentes com a Countdown (mais tarde renomeada como TV Action). O mercado adolescente viu a revista Look-In apresentar apenas bandas desenhadas baseadas em programas de televisão populares. Outra vertente da reação à televisão foi o lançamento de bandas desenhadas focadas exclusivamente em futebol (sendo o futebol tão popular quanto a televisão entre os rapazes), com títulos como Shoot, Scorcher e Score. As bandas desenhadas que não abordavam a questão da televisão começaram a encerrar, fundindo-se com os poucos sobreviventes.

Na década de 1970, foram lançadas muito poucas bandas desenhadas em formato de "luxo" para rapazes, embora o Countdown fosse uma exceção, lançado em 1971 com conteúdo semelhante ao da TV 21 (que já tinha encerrado nessa altura) e ao TV Comic. Vulcan, uma revista de reimpressões, foi outra, em 1976. As revistas para raparigas que tinham sido lançadas em formato de "luxo" na década de 1960 continuaram nesse formato até à década de 1970; e outras, como a Diana e a Judy, mudaram-se para se tornarem revistas de "luxo". Elas encontraram-se no mesmo mercado que as revistas para adolescentes raparigas, como a Boyfriend e a Blue Jeans, que mudaram o seu conteúdo e passaram a apresentar principalmente artigos relacionados com produtos e foto-histórias.

Em 1972, a Marvel estabeleceu uma filial de publicação no Reino Unido, a Marvel UK, reimprimindo tiras de super-heróis americanas. Estas provaram ser extremamente populares e uma variedade de títulos semanais começaram a ser publicados em 1975. Tanto assim que, em 1976, a empresa-mãe publicou brevemente uma quantidade mínima de novo material especificamente para o mercado do Reino Unido em Captain Britain. O material de reimpressão americano provou ser mais bem-sucedido e continuou a aparecer durante os anos 80, altura em que a Marvel UK também começou a diversificar-se com material original produzido internamente, como tiras britânicas com personagens criados nos Estados Unidos, como Captain Britain, Hulk e Black Knight, e tiras completamente originais, como Night Raven. Eles também começaram a produzir material baseado em televisão, inicialmente com a revista Dr. Who Weekly, lançada em 1979.

Na metade da década de 1970, os quadrinhos tornaram-se mais orientados para a ação. O primeiro título desse tipo a ser lançado foi Warlord em 1974. Publicada pela DC Thomson, provou ser um sucesso e levou a sua rival da época, a IPC Magazines Ltd, a produzir Battle Picture Weekly, uma revista em quadrinhos notavelmente mais sombria em estilo do que seu concorrente. O sucesso de Battle levou a IPC a lançar outro título de estilo semelhante, Action, que também se tornou um sucesso, mas também se tornou controverso devido ao seu conteúdo. As reclamações sobre o seu tom eventualmente levaram a perguntas serem feitas na Câmara dos Comuns. Embora seja um título extremamente popular, a IPC decidiu, no entanto, mudar o conteúdo, o que enfraqueceu o apelo da revista em quadrinhos, e logo o título declinou e fundiu-se com Battle.

A posição da Action como o título mais popular foi tomada pela 2000 AD, lançada em 1977 pela IPC. Criada como uma banda desenhada para rapazes e raparigas mais velhos, também tinha apelo para leitores adolescentes e até mesmo adultos. Nos anos 1960, a IPC começou a procurar arte de banda desenhada em Espanha, principalmente por razões financeiras. Essa tendência continuou até ao lançamento da 2000 AD. Carlos Ezquerra é o artista espanhol mais notável a ter trabalhado em banda desenhada britânica, tendo trabalhado tanto em Battle como em 2000 AD, e é creditado pela criação do visual do Juiz Dredd. Juiz Dredd e outros títulos da 2000 AD foram publicados em formato tablóide conhecido como "programme", ou "prog" abreviado.

A revista Star Wars durou até finais dos anos 1980. Em 1982, The Eagle foi relançada, desta vez incluindo foto-tiras, mas ainda com Dan Dare como a história principal. A banda desenhada moveu-o da primeira página para as páginas centrais, permitindo uma capa mais ao estilo de uma revista.

Dez Skinn lançou Warrior, possivelmente a banda desenhada mais notável da época, pois continha tanto as tiras de Marvelman quanto V for Vendetta, de Alan Moore. Warrior era o equivalente britânico da revista Heavy Metal. Marvelman era um clone do Capitão Marvel que Skinn adquiriu, embora a legalidade dessa aquisição tenha sido questionada. Nas mãos de Moore, a tira tornou-se um super-herói com estilo "adulto" e foi posteriormente republicada, com a história continuada, numa banda desenhada americana a cores, com o nome alterado de "Marvelman" para "Miracleman" para evitar qualquer ação legal que a Marvel Comics possa ter considerado.

Os comics também tiveram um pequeno ressurgimento com psst!, uma tentativa de promover uma revista mensal de estilo francês chamada bande dessinée, e a revista Escape, publicada por Paul Gravett, antigo promotor da psst!. Escape foi outra revista de destaque deste período, apresentando trabalhos iniciais de Eddie Campbell e Paul Grist, entre outros. No entanto, nenhuma das revistas conseguiu sobreviver às vicissitudes do mercado de comics, Warrior foi afetada por problemas de direitos autorais e Escape pela falta de interesse dos editores. Durante este período, surgiram várias editoras menores para fornecer publicações inventivas voltadas para nichos específicos. A Congress Press foi uma dessas empresas, fornecendo títulos como Birthrite, Heaven & Hell e uma graphic novel, Spookhouse.

A maioria dos títulos sobreviventes publicados pela IPC, Fleetway e DC Thompson, fundiram-se mutuamente no final dos anos 80 e início dos anos 90, à medida que a popularidade das bandas desenhadas diminuía em resposta a um aumento na popularidade da televisão e dos videojogos. Embora novos títulos tenham sido lançados neste período, nenhum parecia encontrar um público sustentável. Bandas desenhadas notáveis ​​deste período incluíam Deadline, Toxic!, Crisis e Revolver.

Deadline foi concebido por Steve Dillon e Brett Ewins e misturava histórias originais com reimpressões de histórias dos Estados Unidos, nomeadamente "Love & Rockets", e artigos e entrevistas sobre a cena musical independente britânica da época. "Tank Girl" foi a sua banda desenhada mais conhecida. "Crisis" foi publicada pela Fleetway Publications, uma empresa formada a partir das publicações de banda desenhada da IPC. Destinava-se a leitores que tinham crescido além de "2000 AD" e apresentava primeiros trabalhos de Garth Ennis e Sean Phillips, entre outros.

Uma publicação desse período encontrou um público. O Viz Comic começou em 1979 como uma publicação no estilo de fanzine e, em 1989, tornou-se a revista mais vendida do país. Baseado em mau gosto, linguagem grosseira, insinuações sexuais grosseiras e paródias de tiras de The Dandy (incluindo Black Bag - o fiel Border Bin Liner, uma paródia da série Black Bob de The Dandy sobre um Border Collie), a popularidade do Viz dependia inteiramente de uma variante da contracultura dos anos sessenta; e rapidamente inspirou títulos de temáticas semelhantes, incluindo Smut, Spit!, Talking Turkey, Elephant Parts, Gas, Brain Damage, Poot!, UT e Zit, todos os quais não conseguiram alcançar a longevidade do Viz e fecharam. Enquanto o Viz ainda é uma das revistas mais vendidas no Reino Unido.


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