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A minha colecção

A minha colecção

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

British comics

A British comics é uma publicação periódica no Reino Unido que contém tiras de banda desenhada. É geralmente referida como uma BD ou uma revista de BD e historicamente como um jornal de BD. Todavia nos tempos modernos, as bandas desenhadas britânicas foram em grande parte substituídas pelos livros de banda desenhada americanos e pelos mangas japoneses.

Por volta de 1970, o mercado de banda desenhada britânico estava em declínio a longo prazo, à medida que as bandas desenhadas perdiam popularidade face ao surgimento de outros passatempos populares para crianças. Inicialmente, o desafio era a crescente popularidade da televisão, uma tendência que se consolidou com a introdução da televisão a cores no Reino Unido durante 1969. Na tentativa de contrariar essa tendência, muitos editores direcionaram o foco das suas bandas desenhadas para personagens relacionados com televisão. Os programas de televisão de Gerry Anderson, como Thunderbirds e Captain Scarlet and the Mysterons, iniciaram isso em 1966 com o lançamento de bandas desenhadas relacionadas, como TV21 e Lady Penelope, que incluíam apenas histórias relacionadas com os programas de televisão de Anderson. A Polystyle Publications já publicava uma banda desenhada relacionada com televisão para crianças chamada TV Comic, e em 1971 passou para o mercado de adolescentes com a Countdown (mais tarde renomeada como TV Action). O mercado adolescente viu a revista Look-In apresentar apenas bandas desenhadas baseadas em programas de televisão populares. Outra vertente da reação à televisão foi o lançamento de bandas desenhadas focadas exclusivamente em futebol (sendo o futebol tão popular quanto a televisão entre os rapazes), com títulos como Shoot, Scorcher e Score. As bandas desenhadas que não abordavam a questão da televisão começaram a encerrar, fundindo-se com os poucos sobreviventes.

Na década de 1970, foram lançadas muito poucas bandas desenhadas em formato de "luxo" para rapazes, embora o Countdown fosse uma exceção, lançado em 1971 com conteúdo semelhante ao da TV 21 (que já tinha encerrado nessa altura) e ao TV Comic. Vulcan, uma revista de reimpressões, foi outra, em 1976. As revistas para raparigas que tinham sido lançadas em formato de "luxo" na década de 1960 continuaram nesse formato até à década de 1970; e outras, como a Diana e a Judy, mudaram-se para se tornarem revistas de "luxo". Elas encontraram-se no mesmo mercado que as revistas para adolescentes raparigas, como a Boyfriend e a Blue Jeans, que mudaram o seu conteúdo e passaram a apresentar principalmente artigos relacionados com produtos e foto-histórias.

Em 1972, a Marvel estabeleceu uma filial de publicação no Reino Unido, a Marvel UK, reimprimindo tiras de super-heróis americanas. Estas provaram ser extremamente populares e uma variedade de títulos semanais começaram a ser publicados em 1975. Tanto assim que, em 1976, a empresa-mãe publicou brevemente uma quantidade mínima de novo material especificamente para o mercado do Reino Unido em Captain Britain. O material de reimpressão americano provou ser mais bem-sucedido e continuou a aparecer durante os anos 80, altura em que a Marvel UK também começou a diversificar-se com material original produzido internamente, como tiras britânicas com personagens criados nos Estados Unidos, como Captain Britain, Hulk e Black Knight, e tiras completamente originais, como Night Raven. Eles também começaram a produzir material baseado em televisão, inicialmente com a revista Dr. Who Weekly, lançada em 1979.

Na metade da década de 1970, os quadrinhos tornaram-se mais orientados para a ação. O primeiro título desse tipo a ser lançado foi Warlord em 1974. Publicada pela DC Thomson, provou ser um sucesso e levou a sua rival da época, a IPC Magazines Ltd, a produzir Battle Picture Weekly, uma revista em quadrinhos notavelmente mais sombria em estilo do que seu concorrente. O sucesso de Battle levou a IPC a lançar outro título de estilo semelhante, Action, que também se tornou um sucesso, mas também se tornou controverso devido ao seu conteúdo. As reclamações sobre o seu tom eventualmente levaram a perguntas serem feitas na Câmara dos Comuns. Embora seja um título extremamente popular, a IPC decidiu, no entanto, mudar o conteúdo, o que enfraqueceu o apelo da revista em quadrinhos, e logo o título declinou e fundiu-se com Battle.

A posição da Action como o título mais popular foi tomada pela 2000 AD, lançada em 1977 pela IPC. Criada como uma banda desenhada para rapazes e raparigas mais velhos, também tinha apelo para leitores adolescentes e até mesmo adultos. Nos anos 1960, a IPC começou a procurar arte de banda desenhada em Espanha, principalmente por razões financeiras. Essa tendência continuou até ao lançamento da 2000 AD. Carlos Ezquerra é o artista espanhol mais notável a ter trabalhado em banda desenhada britânica, tendo trabalhado tanto em Battle como em 2000 AD, e é creditado pela criação do visual do Juiz Dredd. Juiz Dredd e outros títulos da 2000 AD foram publicados em formato tablóide conhecido como "programme", ou "prog" abreviado.

A revista Star Wars durou até finais dos anos 1980. Em 1982, The Eagle foi relançada, desta vez incluindo foto-tiras, mas ainda com Dan Dare como a história principal. A banda desenhada moveu-o da primeira página para as páginas centrais, permitindo uma capa mais ao estilo de uma revista.

Dez Skinn lançou Warrior, possivelmente a banda desenhada mais notável da época, pois continha tanto as tiras de Marvelman quanto V for Vendetta, de Alan Moore. Warrior era o equivalente britânico da revista Heavy Metal. Marvelman era um clone do Capitão Marvel que Skinn adquiriu, embora a legalidade dessa aquisição tenha sido questionada. Nas mãos de Moore, a tira tornou-se um super-herói com estilo "adulto" e foi posteriormente republicada, com a história continuada, numa banda desenhada americana a cores, com o nome alterado de "Marvelman" para "Miracleman" para evitar qualquer ação legal que a Marvel Comics possa ter considerado.

Os comics também tiveram um pequeno ressurgimento com psst!, uma tentativa de promover uma revista mensal de estilo francês chamada bande dessinée, e a revista Escape, publicada por Paul Gravett, antigo promotor da psst!. Escape foi outra revista de destaque deste período, apresentando trabalhos iniciais de Eddie Campbell e Paul Grist, entre outros. No entanto, nenhuma das revistas conseguiu sobreviver às vicissitudes do mercado de comics, Warrior foi afetada por problemas de direitos autorais e Escape pela falta de interesse dos editores. Durante este período, surgiram várias editoras menores para fornecer publicações inventivas voltadas para nichos específicos. A Congress Press foi uma dessas empresas, fornecendo títulos como Birthrite, Heaven & Hell e uma graphic novel, Spookhouse.

A maioria dos títulos sobreviventes publicados pela IPC, Fleetway e DC Thompson, fundiram-se mutuamente no final dos anos 80 e início dos anos 90, à medida que a popularidade das bandas desenhadas diminuía em resposta a um aumento na popularidade da televisão e dos videojogos. Embora novos títulos tenham sido lançados neste período, nenhum parecia encontrar um público sustentável. Bandas desenhadas notáveis ​​deste período incluíam Deadline, Toxic!, Crisis e Revolver.

Deadline foi concebido por Steve Dillon e Brett Ewins e misturava histórias originais com reimpressões de histórias dos Estados Unidos, nomeadamente "Love & Rockets", e artigos e entrevistas sobre a cena musical independente britânica da época. "Tank Girl" foi a sua banda desenhada mais conhecida. "Crisis" foi publicada pela Fleetway Publications, uma empresa formada a partir das publicações de banda desenhada da IPC. Destinava-se a leitores que tinham crescido além de "2000 AD" e apresentava primeiros trabalhos de Garth Ennis e Sean Phillips, entre outros.

Uma publicação desse período encontrou um público. O Viz Comic começou em 1979 como uma publicação no estilo de fanzine e, em 1989, tornou-se a revista mais vendida do país. Baseado em mau gosto, linguagem grosseira, insinuações sexuais grosseiras e paródias de tiras de The Dandy (incluindo Black Bag - o fiel Border Bin Liner, uma paródia da série Black Bob de The Dandy sobre um Border Collie), a popularidade do Viz dependia inteiramente de uma variante da contracultura dos anos sessenta; e rapidamente inspirou títulos de temáticas semelhantes, incluindo Smut, Spit!, Talking Turkey, Elephant Parts, Gas, Brain Damage, Poot!, UT e Zit, todos os quais não conseguiram alcançar a longevidade do Viz e fecharam. Enquanto o Viz ainda é uma das revistas mais vendidas no Reino Unido.


terça-feira, 1 de agosto de 2023

Hugo Pratt e Corto Maltese

Hugo Pratt (1927-1995) foi um renomado autor e ilustrador italiano de quadrinhos, conhecido principalmente por suas criações, sendo a mais famosa delas o personagem fictício Corto Maltese. 

As histórias de Corto Maltese são ambientadas no início do século XX e abrangem várias partes do mundo, incluindo Europa, África, Ásia e América do Sul. O personagem é conhecido por sua personalidade complexa, inteligência, charme e senso de moralidade. 

Pratt criou Corto Maltese em 1967, e suas histórias foram publicadas em diversas revistas e álbuns de quadrinhos. A série ganhou reconhecimento internacional e é amplamente elogiada por sua narrativa sofisticada e a profundidade dos temas abordados.

Corto Maltese é uma das mais icônicas personagens das histórias em quadrinhos europeias, igualmente conhecidas em Portugal e outros de língua portuguesa. O personagem apareceu pela primeira vez na revista "Sgt. Kirk" em 1967, na história "Una Ballata del Mare Salato" (Uma Balada do Mar Salgado).




A banda desenhada de Corto Maltese é conhecida por seu estilo de arte único e sua abordagem literária complexa. As histórias muitas vezes exploram temas como colonialismo, religião, política, amor e amizade, além de fazer referências a eventos históricos.

Hugo Pratt era um mestre em combinar ficção e realidade em suas histórias, e suas tramas frequentemente incluíam acontecimentos reais da história e personagens notáveis da época. Além disso, ele tinha um dom para criar uma atmosfera evocativa e uma sensação de viagem exótica, apresentando aos leitores uma visão única e fascinante de diferentes culturas e lugares ao redor do mundo.

As histórias de Corto Maltese eram publicadas inicialmente em formato de episódios em revistas e, mais tarde, compiladas em álbuns. A série tornou-se um sucesso na crítica e do público, recebendo elogios por sua qualidade literária e artística. A abordagem de Pratt à banda desenhada era considerada inovadora, influenciando uma geração de artistas e ajudando a elevar o prestígio dos quadrinhos como uma forma de arte legítima.

Ao longo dos anos, as histórias de Corto Maltese foram traduzidas para diversos idiomas e alcançaram um público internacional. Até hoje, a personagem e as aventuras criadas por Hugo Pratt são reverenciadas como clássicos dos quadrinhos europeus, deixando um legado duradouro na história da banda desenhada.




domingo, 25 de junho de 2023

Colecão Canguru (Série I e II)

 

A Coleção Canguru é uma série de banda desenhada portuguesa que foi publicada pela editora Portugal Press. A coleção era composta por histórias em quadrinhos de diversos géneros, como aventura, mistério, ficção científica e humor.

Teve uma longa duração desde que foi lançada em 1972, com a publicação de vários números ao longo dos anos. A Coleção Canguru era conhecida pelo seu formato de bolso, com histórias compactas e capas coloridas. As edições eram vendidas nas bancas de jornal e livrarias, sendo populares entre os leitores de banda desenhada em Portugal.

Ao longo dos anos, a coleção apresentou vários personagens populares, como o Major Alvega (Battler Britton), Joao Tempestade (Johnny Hazard), Jim Canada (Dick Daring), Mandrake, Caribou (Davy Crockett), Luis Euripo (Big Ben Bolt), Fantasma (Phantom), entre outros. Cada número da coleção trazia uma história completa, permitindo aos leitores desfrutar de uma narrativa autónoma em cada edição. 



    

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Mam'selle X

Nas histórias em quadrinhos, a agente especial Mam'selle X fez parte da resistência francesa durante a ocupação da França pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial. Com a sua grande coragem, participa nas atividades da resistência com informações que vai colhendo de forma ingénua junto dos próprios invasores que caem perante o seu encanto. 

É difícil afirmar com toda a certeza quem foi o artista ou desenhador que criou a personagem Mam'selle X.   

É certo que Mam'selle X apareceu várias vezes nas revistas britânicas June and School Friend Picture Library e Girls' Crystal.  

Em Portugal, esta heroína teve a sua presença em vários números do semanário juvenil O Falcão.





















domingo, 27 de novembro de 2022

Alejandro Martinez Ruiz


Alejandro Ruiz, filho de Luis Martinez Mira, nasceu em Alacant, Valência, no ano de 1961. Trabalhou em quadrinhos para editoras estrangeiras por meio da agência Bardon Art.
Ruiz desenhou histórias de guerra em quadrinhos para o mercado britânico em "Air Ace Picture Library" e "Commando". Também desenhou romances para a "Star Love Stories". Contribuiu para a revista de terror "Gespenster Geschichten" da editora Bastei Verlag com sede na Alemanha.
Atualmente, Alejandro Martinez Ruiz é reconhecido como um pintor e ilustrador talentoso. Ele tem colaborado com o Museu do Ar Espanhol, uma instituição dedicada a preservar a história e promover a aviação espanhola. Sua participação no museu certamente contribui para o enriquecimento da coleção e para a disseminação do conhecimento sobre a história da aviação na Espanha.





Desenhos de Alejandro Ruiz





Desenhos de Alejandro Ruiz


Capa de Ron Brown


Desenhos de Alejandro Ruiz


Capa de Jef Bevan


Desenhos de Alejandro Ruiz


Capa de Alan Philpott


Desenhos de Alejandro Ruiz

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Colecção Ginete



A coleção "Ginete" foi publicada pela editora Portugal Press e distribuída pela APR (Agência Portuguesa de Revistas). A Portugal Press foi uma editora portuguesa que publicou várias coleções de banda desenhada ao longo das décadas.

A coleção "Ginete" foi lançada pela Portugal Press na década de 1970. Ela era focada em histórias de faroeste, com personagens corajosos e aventureiros. 
Estas revistas apresentavam histórias emocionantes, cheias de ação, tiroteios e conflitos típicos do Velho Oeste. Os desenhos e roteiros pretendiam capturar a atmosfera dos filmes de faroeste e a imaginação dos leitores.

A Portugal Press, em parceria com a APR, distribuía essas revistas em bancas de jornal e quiosques por todo o país. A coleção "Ginete" era composta por 15 números ou livros com lançamentos semanais, tornou-se muito popular entre os fãs de banda desenhada da época. As suas edições são bastante procuradas por colecionadores até os dias de hoje.







 

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Miguel Angel Repetto


Miguel Angel Repetto, desenhador argentino, nasceu em Luján, província de Buenos Aires, a 17 de Fevereiro de 1929.
Estudou Direito na Universidad del Salvador, em Buenos Aires. Sempre gostou de desenhar e  rapidamente abraçou o mundo da banda desenhada.
Como desenhador, trabalhou fora do seu país em várias empresas como as famosas E. C. Thompson & Co,  Fleetway,  as editoras Charlton Press Inc. e King Features.
Foi para Itália e trabalhou nas editoras Piero Dami Editore S.p.A., Editrici Lancio e Eura S.p.A.
Para a Ediciones Record, ilustrou várias séries ao longo dos anos, tais como El Cobra, personagem criado graficamente por Arturo del Castillo e uma história em quadrinhos de guerra Jet Power.
Para a editora Eura, trabalhou em Mapache, um cowboy que Repetto criou em Itália e que o publicou na Argentina na Editora Columba. No mesmo gênero, desenhou episódios de Frontier Bill, Conrack e Dan Flinn, entre outros.
A meio dos anos 80 realizou para a King Features Syndicate as novas aventuras do Agente Secreto X-9 criado por Dashiell Hammett e Alex Raymond.
Nos últimos anos da sua vida dedicou-se à série Tex para a editora italiana de Sergio Bonelli.
Miguel Angel Repetto faleceu a 10 de Maio de 2019.


Capa de Sanfeliz



Desenhos de Repetto


















domingo, 20 de novembro de 2022

War Stories-Castles in the Sky

Três livros, três capas com imagens e desenhos soberbos, realistas, que não necessitam de apresentação ou de qualquer comentário «No Comment»  

    


















quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Jorge Moliterni

Jorge Luis Moliterni, artista de banda desenhada em quadrinhos, iniciou a sua carreira em publicidade e a partir de 1957 começou a trabalhar em quadrinhos a tempo inteiro. Seus primeiros trabalhos, que incluíam episódios de 'Lord Crack', apareceram em revistas como "Hora Cero" e "Frontera". Ele alternava com vários outros artistas nas séries 'Ernie Pike' e 'Sargento Kirk' de Hugo Pratt. Desenhou a série 'Watami' com roteiros de Hector German Oesterheld em Misterix de 1962.
Em meados da década de 1960, Moliterni trabalhou para editoras e agências internacionais, como a Fleetway na Grã-Bretanha e a Charlton Comics nos EUA (como George Moliterni).
O seu trabalho no Reino Unido estava relacionado principalmente com a Segunda Guerra Mundial, incluindo contribuições para a War and Battle Picture Libraries e episódios de 'Codename: Warlord' para Warlord, mas também histórias para revistas femininas.
Na revista italiana Il Corriere dei Regazzi, ele produziu as aventuras do filho de Davy Crockett 'Bob Crockett' de 1972. Pouco antes de sua morte, Moliterni desenhou 'Los Profesionales' para Ediciones Record.
Jorge Moliterni morreu em 1979.