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A minha colecção

A minha colecção

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Artista de capas, Giorgio De Gaspari


Nascido em Milão em 1927, o pai de De Gaspari era um desenhador com quem o jovem Giorgio aprendeu a desenhar. Depois de ingressar na Accademia di Belle Arti di Brera em Milão, o seu primeiro trabalho após a graduação foi substituir o popular cartunista e ilustrador Walter Molino, sempre que este não conseguia concluir uma encomenda.

A sua primeira ilustração foi publicada em 1947 para o jornal de domingo, La Domenica del Corriere, um jornal conhecido por suas ilustrações. A produção de De Gaspari foi prodigiosa, produzindo mais de 1000 ilustrações para o jornal, cuja contribuição durou até 1970.

Ao longo das décadas de 1940 e 1950, De Gaspari foi contratado para produzir ilustrações para livros infantis, trabalhando para as editoras italianas Valladri, Agostoni, Lucchi e Fabbri. Ele ilustrou alguns títulos clássicos, como Pinóquio, Dom Quixote, Os Três Mosqueteiros, Moby Dick, 20.000 Léguas Submarinas e várias coleções de contos de fadas.

De Gaspari também trabalhou no estúdio D’Ami em Milão, recebendo encomendas regulares de clientes ingleses, entre eles a Fleetway Publications. Para Fleetway, ele produziu várias capas para a série Sexton Blake. De Gaspari continuou a fornecer capas para o gênero de ficção de Fleetway ou "bibliotecas de bolso", incluindo Cowboy Picture Library (30 capas, 1958-60), Thriller Picture Library (39 capas, 1958-60) e Super Detective Library (4 capas, 1960). No Reino Unido, ficou mais conhecido por seu trabalho com a revista War Picture Library, ilustrando 32 das primeiras 48 capas entre 1958 e 1960.

O trabalho de De Gaspari foi altamente inovador, caracterizado por ousadas justaposições de cores e composições dramáticas que brincavam com a perspectiva. Ele costumava experimentar materiais, ferramentas e técnicas, introduzindo texturas ásperas, às vezes arranhando superfícies, camadas de materiais ou incluindo areia em suas imagens.

Em 1966, abandonou a sua carreira para viajar pelo mundo, mas finalmente retornou à Itália onde fez de Veneza a sua casa. Construiu um estúdio flutuante com materiais recuperados em uma pequena ilha na lagoa veneziana, ganhando a vida pintando retratos de turistas na praça de São Marcos. Ele resistiu a ofertas de trabalho de ex-colegas, que o consideravam um mestre à sua maneira, e rejeitou abordagens de figuras influentes do mundo da arte e do design, ansiosas por apresentar exposições individuais das suas obras.
De Gaspari morreu em Veneza, em outubro de 2012.

Em baixo, algumas das inúmeras capas ilustradas por Giorgio De Gaspari.










terça-feira, 17 de novembro de 2020

 Kurt Caesar


Kurt Kaiser, conde de Burtenbach, nasceu em Montigny-les-Metz, onde hoje é a França. Frequentou a Escola de Belas Artes de Munique e mudou-se para a Itália no início dos anos 30, onde assumiu o nome de Kurt Caesar. Hoje ele é reconhecido como um dos maiores expoentes das ilustrações de guerra, tanto homens quanto máquinas.

Sua carreira começou como jornalista na German Ulman News Agency. Grande viajante, foi para a Groenlândia e mais tarde conseguiu um emprego em Nova York trabalhando para a Popular Mechanics. Ele começou a assinar suas páginas com o nome "Caesar Away", "Jack Away" ou "Avai". Sua primeira tira foi I Due Tamburini (1934), seguido por I Trei Porcellini, que apareceu em Il Vittorioso em 1937. Durante os anos 30, César criou Will Sparrow, il pirata del cielo (Will Sparrow, o pirata dos céus). Não conseguiu encontrar muito sobre o personagem, exceto que era um pirata aéreo comum para a época e foi publicado em La Risata. Outra história popular Il Legionario, (Il Vittorioso de 1937) era sobre um piloto italiano na Guerra Civil Espanhola.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Caesar acompanhou o exército de Rommel pelo Norte da África fazendo muitos esboços do que ele viu ao longo do caminho, esses desenhos foram recentemente (1998) reunidos em um único volume chamado Ano da vitória de Rommel: as ilustrações em tempo de guerra do Afrika Korps. Em uma das estranhas coincidências da sua vida, no exército oposto de Montgomery, o futuro artista de Dan Dare Harold Johns também estava desenhando, ambos os artistas sobreviveram à guerra ilesos.

Depois da guerra, Caesar publicou histórias em Il Vittorioso e em Il Giornalino, incluindo Il Mozzo del Sommergibile (sobre um menino a bordo de um submarino durante a guerra) e a soberba história de ficção científica Nel Vortice Astrale. Na maioria das vezes, desenhava capas para a Urania, uma revista mensal de ficção científica.

Não demorou muito para que César recebesse uma oferta de trabalho para a Fleetway, uma das mais prolíficas editoras de histórias de guerra, e é claro que ele estava no seu elemento. Desenhou histórias para Battle Picture Library, War Picture Library, Air Ace Picture Library e trabalhou nas tiras Battler Britton, Spy 13, Dogfight Dixon e na tira de ficção científica Jet "Ace" Logan (ou Jet Logan como era conhecido na França) para a Thriller Picture Library.

Na década de 1960, Caesar desenhou os primeiros episódios de Perry Rhodan, uma nova história em quadrinhos de ficção científica para o mercado alemão, que mais tarde foi republicada na Itália. Kurt César morreu em 12 de julho de 1974 em Bracciano, Itália. Fonte:DANDARE.INFO







Desenhos de Kurt Ceasar - Air Ace Picture Library nº 21

sábado, 24 de outubro de 2020

Renzo Calegari

Renzo Calegari nasceu em Bolzaneto (região de Gênova, Itália) em 5 de setembro de 1933. Foi um artista italiano de quadrinhos que trabalhou principalmente em histórias do Oeste.

Iniciou sua carreira profissional nos estúdios de arte de Roy D'Ami em 1954. Um ano depois, desenhou El Kid e I Tre Bill, ambos escritos por Gianluigi Bonelli.

De 1957 a 1966, ele trabalhou, através do estúdio D'Ami, para a Fleetway Press no Reino Unido, desenhando muitas das histórias de guerra apresentadas em Valiant, Tiger, War Picture Library, Wild West Library e Battler Britton. Ele também contribuiu para Thriller Picture Library (Dick Daring) e Cowboy Picture Library (Billy the Kid).

No início dos anos 60, cria com Gino D 'Antonio, Storia del West (História do Oeste). Esta série foi um grande projeto que documentou, através da vida de duas famílias, todo o panorama do velho oeste. Vários outros artistas trabalharam neste projeto, incluindo Sergio Tarquinio. A série foi reimpressa na França pelas editoras educacionais Larousse. No final dos anos 60, também desenhou vários episódios de Carabina Slim.

Calegari deixou os quadrinhos em 1969 para se dedicar integralmente às atividades políticas (o partido comunista italiano), mas voltou em 1977 para desenhar a série Welcome to Springville, escrita por Giancarlo Berardi (autor de Long Scotty Files) para a revista Skorpio. Posteriormente, colaborou em revistas como Il Giornalino e em tiras como The Orient Express Train e Zodiaco. Ele também desenhou várias capas publicadas pela Frontiera. Calegari criou ainda a série do faroeste The Boone em Il Giornalino e cooperou em séries como Ken Parker e Tex Willer. Fonte:DANDARE.INFO

Em 28 de outubro de 2017 recebeu o Turio Copello, um prêmio concedido a artistas locais da região de Chiavari pela Società Economica di Chiavar.
Poucos dias depois de ganhar o prêmio, Renzo Calegari faleceu em 5 de novembro de 2017, aos 84 anos de idade.






 
Hugo Pratt

Hugo Pratt, ilustrador, pintor de aquarelas e criador de Corto Maltese. Pratt nasceu em Rimini, Itália, em 1927. O avô materno de Pratt era inglês, morava em Lyon, na França, e era filho único de pai diplomata e mãe cigana (assim diz a lenda). Ele passou a sua infância em Veneza antes de se juntar ao seu pai na Abissínia aos 10 anos de idade. Prisioneiro dos ingleses e depois dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, passou o final da guerra organizando eventos de entretenimento para os soldados aliados.

Depois da guerra, Hugo Pratt começou como ilustrador da HQ, As de Pique (Ás de Espadas) em Veneza. Em 1947, Hugo Pratt descobriu Londres, onde permaneceu alguns dias. Ele tinha vinte anos, muito pouco dinheiro e dormia na estação ferroviária de Victoria.

Em dezembro de 1948, As de Pique deixou de ser publicado, e foi nessa época que Pratt e alguns de seus colegas artistas receberam um convite do editor italiano Cesar Civita, que tinha uma editora na Argentina. No ano de 1949, o encontrou trabalhando na Argentina para a revista Salgari onde desenhou Ray Kitt, e mais tarde (em 1952) o personagem de faroeste Sgt. Kirk in Misterix, ambos escritos por Hector German Oesterheld. Posteriormente, Pratt deixou a Editora Abril para ingressar na nova editora Oesterheld, Ediciones Frontera, onde trabalhou em Hora Cero e Frontera, com roteiros de Oesterheld.

Foi durante sua estadia em Buenos Aires que o "Grupo de Veneza", originalmente fundado em Veneza, ganhou destaque e incluiu muitos artistas italianos como: Pratt, Pavone, Victor Hugo Arias, Horacio Lalia, Faustinelli e Ongaro, bem como muitos sul-americanos "italianos honorários" como Alberto Breccia, Solano Lopez, Carlo Cruz e Arturo Perez del Castillo. Foi também durante esse período fantasticamente criativo que Pratt se apaixonou pelo tango. Houve uma época em que os amigos tiveram que persuadi-lo a não desistir de sua arte, pois ele não queria nada mais do que ensinar dança. Em vez disso, ensinou outra coisa, ele e Alberto Breccia deram aulas de arte na recém-fundada Escuela Panamericana del Arte.

Na segunda parte de sua autobiografia (De l'autre cote de Corto), Pratt menciona um conflito ocorrido entre ele e Oesterheld no início de 1959 e no verão de 1959 partiu para Londres, onde começou a escrever seus próprios roteiros, como Ann of the Jungle, uma personagem inspirada na sua segunda esposa, Anne Frognier. Sobre este período ele diz "Roy d 'Ami me ofereceu trabalho com o Grupo Fleetway .... na verdade eu já estava desenhando pequenas histórias de guerra para eles e os enviando para Londres da Argentina". Seu retorno a Londres durou um ano, do verão de 1959 ao verão de 1960. Ele morava em Petersham Place, numa estalagem perto de Fulham Road, num lugar chamado The Boltons. Com o seu olhar de artista, Londres parecia-lhe ter um "vermelho dominante com uma rede negra".

Basta dizer que em 1959, Pratt começou a trabalhar para a Fleetway em Londres, onde trabalhou na War Picture Library, War at Sea Picture Library e Battle Picture Library. Pratt também desenhou Thriller Picture Library nº 297-Battler Britton e Wagons of Gold (lançado na versão francesa em novembro de 1960 como Battler Britton nº 30). Ele deixou Londres em 1960 e foi para a Irlanda, para pesquisar os duendes, aqueles diabinhos do folclore celta.

Depois de viajar extensivamente pela América do Sul e pelas Ilhas Samoa, no ano de 1967 Hugo Prattt lançou a revista Sgt. Kirk em Gênova, e publicou as primeiras tiras da Balada do Mar Salgado, nas quais Corto Maltese faz sua primeira aparição. Em 1969, Pratt decidiu apresentá-lo como personagem principal em álbuns como The Celts, Voodoo for the President e Corto Maltese in Africa, entre outros.

Em novembro de 1975, Pratt ficou hospedado no Napoleon Hotel em Lucca, Itália, onde era membro do Comitê anual do festival de quadrinhos de Lucca. Deu-lhe a chance de alcançar velhos amigos como Claude Moliterni, mas, nessa ocasião, encontrou dois ingleses que também estavam lá. Um era o entusiasta, colecionador e escritor de quadrinhos, Denis Gifford, o outro era Frank Hampson, criador de Dan Dare. Os dois britânicos foram convidados a ir a Lucca para dar algumas palestras durante o festival. Pratt sabia do trabalho de Hampson e ficou chocado ao saber do tratamento de má qualidade que Hampson recebera das mãos dos seus editores, da sua saúde precária e da situação financeira precária. Pratt passou essa informação ao Comitê, e o resultado foi que Frank Hampson ganhou o prêmio especial Yellow Kid de 'Melhor Escritor e Ilustrador de HQ desde a Segunda Guerra Mundial' - Il prestigioso maestro.

Enquanto isso, as aventuras de Corto Maltese foram um sucesso retumbante. Em 1983, duas revistas na França e na Itália foram inteiramente dedicadas ao agressivo capitão. Nesse mesmo ano, Hugo Pratt escreveu Indian Summer para o ilustrador Milo Manara.

Em 1984, Hugo Pratt se estabeleceu em Grandvaux, uma pequena vila nos vinhedos de Lavaux com vista para o Lago Genebra. A sua casa era grande o suficiente para abrigar a coleção de cerca de 30.000 livros.

Ele também criou a série Cato Zulu, Scorpions of the Desert e continuou as aventuras de Corto Maltese com Fable of Venice e The Golden House of Samarkand. O ilustrador continuou incansavelmente suas viagens pelo mundo até que faleceu em 20 de agosto de 1995, numa clínica em Pully, perto de Lausanne. Fonte:DANDARE.INFO












quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Harry Farrugia

Harry Farrugia era de ascendência maltesa e nasceu no dia 17 de maio de 1919 em Port Said, Egito. 

Farrugia Mudou-se para o Reino Unido em 1945, onde trabalhou com quadrinhos para o mercado britânico por meio da Temple Art Agency.
Ele começou a trabalhar para a Amalgamated Press no final dos anos 1940 e era um colaborador regular da TV Fun e Radio Fun.
No início dos anos 1960, desenhou para D.C. Thomson com histórias de guerra.
Farrugia também trabalhou para Victor, Hornet e Fleetway (War Picture Library e Battle Picture Library).

O estilo de Harry era bastante único e inconfundível. As pessoas eram muito bem desenhadas e suas expressões faciais são notáveis ​​em sua intensidade mos toques de caneta. Ele não poupou esforços em seus desenhos para retratar com a maior precisão possível os uniformes e equipamentos. Farrugia era especialmente bom em retratar sequências de ação, alcançando efeitos bastante dramáticos.

Harry Farrugia morreu tragicamente, aos 51 anos de idade, num acidente de trânsito em 28 de setembro de 1970, perto de Picket Post, ao norte de Bournemouth, Inglaterra.









segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Victor de la Fuente


Nascido em Ardinasa de Llanes, Espanha, em 1927, Victor de la Fuente está entre os maiores artistas espanhóis realistas do século XX. Desde o início dos anos 1940, de la Fuente atuou no campo dos quadrinhos, começando no estúdio gráfico de Adolfo López Rubio. Naquela época, colaborou em revistas como Maravillas, Flechas y Palayos e o famoso e antigo comic espanhol Chicos, onde artistas como Jesus Blasco iniciaram suas carreiras. Ele então partiu para o Chile para abrir uma agência de publicidade. Continuando seu trabalho com quadrinhos, co-lançou a revista El Peneca e desenhou para a Dell Publishing em Nova York. Retornou à Europa em 1959, onde ilustrou vários quadrinhos de guerra para Fleetway em Battle Picture Library, Valiant Picture Library, War Picture Library, bem como comics de guerra para a editora DC Thompson com a série Commando. Em 1967, começou a tira Trelawny of the Guards para a Lion comic. 

Também em 1967 deu início ao comic western Sunday, escrito por Víctor Mora e publicado pela espanhola Selecciones Ilustradas. Depois de criar doze episódios da série, ele retornou brevemente ao campo da publicidade. Para a revista Trinca, De la Fuente desenhou Mathai-Dor e Haxtur e para Eerie e Creepy criou vários contos. Em meados da década de 1970, de la Fuente regressa ao western com Amargo, editado pela Hachette. Também colaborou em várias séries históricas em quadrinhos, como L'Histoire de France en Bandes Dessinées e Charles de Gaulle.
 
De la Fuente também caminhou no gênero heroico-fantasia, com a série Haggarth em À Suivre. Depois de alguns trabalhos para a Elvifrance e o western erótico Mortimer para a editora italiana E.P, começou mais um western em 1979, Les Gringos, escrito por Jean-Michel Charlier. Les Gringos foi revivido na década de 1990 com roteiros de Guy Vidal. A partir de 1983, De la Fuente voltou a trabalhar com Victor Mora em Les Anges d'Acier, publicado em Pilote e posteriormente em Charlier Mensuel.

Na década de 1980, de la Fuente trabalhou com o escritor François Corteggiani (Francis Falko) e em episódios da série Tex Willer para o editor italiano Sergio Bonelli Editore.

Na década de 1990, Victor de la Fuente trabalhou com escritores como Alexandro Jodorowsky (Dieu Jaloux) e Patrick Cothias (Josué de Nazareth).

De la Fuente morreu em 2010 e foi sepultado em Le Mesnil-Saint-Denis.









quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Ferdinando Tacconi

Ferdinando Tacconi nasceu em Milão, Itália, em 27 de dezembro de 1922. Após terminar a escola cedo, ingressou na Escola de Arte Aplicada de Milão aos quatorze anos. Numa longa e ilustre carreira, tornou-se associado a ilustrações de guerra, em particular a imagens de voo, uma paixão sua. Entre 1940 e 1942 ele comprou jornais de aviação alemães, seu objetivo era ser piloto, mas em vez disso ele teve que se contentar como operador de rádio aéreo. Após a guerra, decidiu ganhar a vida como artista e designer. Foi apresentado à editora italiana Mondadori em 1948, onde foi contratado para trabalhar nas revistas femininas Confidenze de Liala e Grazzia.

Mais tarde, quando conheceu Paschal Giurleo, editor de quadrinhos, começou a trabalhar para ele na série Morgan il Pirata. A partir daí vieram as tiras Jack Pilota e Miss Devil and Sciuscia (1949). Em seguida, foi trabalhar para Torelli onde criou Nat del Santa Cruz (1951) com textos de Dalmasso entre 1951 e 1953: esta série foi publicada na França em Tarzan em 1951 e também em 45 livretos intitulados Nat del Santa Cruz entre 1952 e 1954 por Sagédition. Nessa época, ele também desenhava El Bravo (1952-55) com Bignotti (publicado na França em Buck John e Don Z). 

Em meados da década de 1950, sua carreira deu uma guinada decisiva. Através de um amigo, George Bellavitis que era arquiteto residente em Londres, conheceu Rinaldo D'Ami e assim através da agência D'Ami Tacconi iniciou sua colaboração com editoras inglesas. Sua primeira tarefa foi a criação da história em quadrinhos Jet Morgan baseada em um famoso programa de rádio, Charles Chilton's Journey into Space, para Express Comic. Tacconi teve que encontrar Chilton em sua casa no interior de Kent e o achou eclético, informado e geralmente fascinante. Enquanto Chilton escrevia os roteiros de Jet Morgan, Tacconi, ainda hospedado na casa de Chilton, desenhava a arte e sua colaboração profissional se transformou em uma longa amizade.
 
Depois do sucesso de Jet Morgan, outra aventura espacial foi oferecida, a de Jeff Hawke em Junior Express, mas isso durou apenas um ano. Em 1957, ele desenhou Riders of the Range for Eagle: devido à doença do artista regular de Riders Frank Humpris, Chilton (que também escreveu o roteiro desta tira) pediu a ajuda de Tacconi. O resultado pode ser visto na edição de 20 de dezembro de 1957, Vol. 7 nº 51, onde a Humpris ainda é creditada. Isso foi seguido por vários trabalhos para a Fleetway: War Eagle e Commando One para Comet, The Wind in his Hair, The Life and Death of James Dean, Death Rang Down the Curtain for Top Spot, The Roaring Forties para Buster, War Picture Library, Air Ace Picture Library, Battle Picture Library, Thriller Picture Library e Fleetway Super Library. A criação dessas tiras de guerra atraiu a maneira de trabalhar de Tacconi e muitas delas foram publicadas posteriormente na Itália pela Dart. Durante esse tempo, Tacconi costumava visitar os antigos aeródromos da RAF para ver alguns dos Spitfires e Hurricanes que ainda estavam lá, também um pub onde as tripulações do avião costumavam ficar a apenas uma curta viagem da casa de Charles Chilton.

Tacconi também retratou o lado mais suave da vida com suas capas para a Love Story Picture Library da Fleetway, para a True Life Library, para a Womens Weekly Library e para a Secrets Story Library de D.C. Thompson. Ele também trabalhou em Look and Learn, para o qual desenhou muitas páginas históricas e algumas capas. 

A editora italiana Bonelli pediu a Tacconi para colaborar com Gino D'Antonio que escreveu os roteiros em duas novas séries de tiras de aventura: L'Uomo del Deserte (1977) e L'Uomo del Rangoon (1980), que faziam parte do Un uomo, série un'avventura. Ele e D'Antonio já se conheciam da época em que trabalhavam nas histórias de guerra de Fleetway nos anos 1950. Ao mesmo tempo que trabalhavam nestas duas novas histórias, trabalhavam também para Giornalino, na Storia della Seconda Guerra Mondiale (História da Segunda Guerra Mundial). Isso foi seguido por La Storia del Volo (A história da fuga).
 
Em novembro de 2001, no XXV International Hall of Comics, realizado em Roma, Ferdinando Tacconi foi agraciado com o prêmio Yellow Kid pela sua participação vitalícia em quadrinhos. 

Nos últimos anos, Tacconi tinha sofrido graves problemas de saúde, afetando principalmente a visão. Faleceu  em 11 de maio de 2006, em Milão. Fonte: DANDARE.INFO












terça-feira, 13 de outubro de 2020

IAN KENNEDY


Ian Kennedy nasceu em 22 de setembro de 1932, Dundee, Escócia. É um artista do Reino Unido que trabalhou inicialmente para D. C. Thomson & Co. Ltd e, posteriormente, para Amalgamated Press.

Educado na Clepington Primary School e depois na Morgan Academy, ambas em Dundee, Kennedy foi contratado após deixar a escola pela DC Thomson & Co. Foi ilustrador estagiário em seu Departamento de Arte em 1949. Ele lembra que seu primeiro trabalho publicado estava pintando os quadrados pretos nas palavras cruzadas semanais do Sunday Post. 

Em 1953, depois de se casar, Kennedy conseguiu trabalho em Knockout da Amalgamated Press por meio de um agente local. Em 1955 voltou a trabalhar para D. C. Thomson, mas desta vez como artista freelance. 

Durante a década de 1950, Kennedy ilustrou principalmente quadrinhos de guerra para Thriller Picture Library e Air Ace Picture Library. O seu trabalho apareceu também numa série de quadrinhos, incluindo Hotspur, Buster e Wizard.

A partir da década de 1970, Kennedy começou a se especializar em quadrinhos de ficção científica, produzindo regularmente trabalhos para o IPC 2000AD e Star Lord. Também trabalhou para Battle Picture Weekly, Buddy, Blake’s 7, Eagle (Dan Dare), M.A.S.K., Victor Summer Special, Wildcat e livros de bolso de D. C. Thomson, incluindo Commando. 

Ao longo dos anos, Kennedy também produziu muitas capas para diversos quadrinhos e anuários, trabalhando principalmente com tinta acrílica. No final dos anos 1980 e 1990, Kennedy começou a criar as capas dos programas anuais do RAF Leuchars Air Show.

Em 1997 aposentou-se, todavia, a partir de 2016, continuou a desenhar capas para os livros Commando. Em 2017, Ian Kennedy recebeu o prêmio de 'Contribuição proeminente para os quadrinhos' do Scottish Independent Comic Book Awards.






   

domingo, 11 de outubro de 2020

Giorgio Trevisan


Giorgio Trevisan, pintor e ilustrador, nasceu em Merano (perto de Bolzano, Itália) 13 de outubro de 1934. Após se formar em Clássicos em 1957, e após vários empregos profissionais, ele começou a trabalhar para o Estúdio D'ami em Milão, desenhando a série Cherry Brandy e depois disso teve a oportunidade de trabalhar em algumas das tiras de guerra para a Amalgamated Press. Em 1959 começou a trabalhar para o Corriere dei Ragazzi e, como resultado de sua mudança para Este, perto de Padova, foi para o Messaggero di Sant’Antonio. Entre 1970 e 1975 ilustrou a Vida de Madre Teresa de Calcutá, com a qual ganhou o Primo Premio della Stampa Cristiana d’Europa. No mesmo ano, ele colaborou com o Corrier Boy projetando fantasias escritas por Milo Milani. A partir de 1980, trabalhou na série Ken Parker and Julia. 

O trabalho de Trevisan no Reino Unido começou com sua colaboração com Rinaldo D'Ami, onde ele desenhou várias histórias de guerra para a Fleetway Publications Ltd., durante o final dos anos 1950 e início dos anos 60, incluindo Battle Picture Library, War Picture Library e se tornou um dos muitos artistas que trabalharam em Battler Britton. No entanto, mesmo quando D'Ami mudou para outras paragens, Trevisan continuou a trabalhar para o mercado do Reino Unido, principalmente na Amalgamated Press.

Em 1964 ele desenhou HMS Outcast-Hurricane, em 1966 estava produzindo alguns episódios de "Trelawney of the Guards" - Lion Comic, este foi mais tarde renomeado para Trelawney's Mob com obras de arte do artista original de Trelawney, Victor de la Fuente e Jose Ortiz, bem como a tira The Flying Fortress (1978), nesse ínterim, ele também trabalhou para vários Anuários do Tesouro. Durante o final dos anos 1960, trabalhou em algumas das histórias de The Spider para a Fleetway Stupendous Library, bem como em algumas das histórias de guerra da Fleetway Front Line Series. 

Também trabalhou na série de quadrinhos francesa Yataca (Aventures & Voyages) nos. 1-209, sendo ambas histórias originais e reimpressões no Reino Unido de Trevisan, Joe Colqhoun, Denis McLoughlin, Josep Subirats, Victor Peon, Garcia Quiros, Annibale Casabianca.

Para l'Eternauta no final da década de 1980, Trevisan trouxe Sherlock Holmes de volta à vida, mas com todo o respeito e cuidado que alguém com seu amor pela história poderia fazer. No total foram seis aventuras de Holmes, roteiros de Giancarlo Berardi e desenhados por Trevisan. Os roteiros de Berardi nada perdem dos originais de Conan Doyle, enquanto o efeito chiaroscura (sombras claro-escuro) de Trevisan permite que o leitor mergulhe na atmosfera do filme e suas reconstruções de Londres sejam meticulosas e evocativas.  Fonte: DANDARE.INFO













quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Luis Bermejo Rojo

Luis Bermejo Rojo nasceu em Madrid, Espanha, em 1932. Bermejo é um dos grandes artistas da escola espanhola que inclui gente como José Ortiz. Ele foi encorajado a entrar em campo por Manuel Gago, e sua primeira tira foi El Rey del Mar para Valenciana, que ele produziu em 1948. Ele passou a desenhar Polin, Poli y Pol (que apareceu em Jamaito em 1951). No entanto, em sua Espanha natal, ele logo se tornou conhecido por sua tira de muito sucesso Aventuras del F.B.I. (com roteiro de Miguel Casquel), lançado em 1951.

Estimulado por esse sucesso, produz Sigu (1954), Federico Trotamundos (aparecido em Chicos 1955), Roque Brio (1956), Pantera Negra (1956), Apache, (1958), e Bengala em 1959. Por meio da agência de arte Selecciones Illustradas (SI), ele trabalhou para Fleetway desenhando Pike Mason para Boys World, Dick Daring, John Steele, Spy 13 e Dick Daring para Thriller Picture Library, além, é claro, da dieta usual de histórias de guerra (Air Ace e War Picture Libraries). Bermejo assumiu a tira Phantom Force Five (em Buster) quando Nevio Zeccara parou de trabalhar para Fleetway; desenhou Heros the Spartan na velha Eagle (em 1966) substituindo o criador da tira Frank Bellamy, e também trabalhou em 10.000 Disasters of Dort (Lion) e News Team (para a nova Eagle) e Johnny Future para Fantastic. Em 1973, estava experimentando os títulos femininos de Fleetway, como Polly in the Sun para Tina.

Para a editora italiana Bonelli, Bermejo trabalhou em alguns dos últimos episódios da saga de Gino D Antonio, Storia del West. Como muitos de seus colegas artistas espanhóis, no final dos anos 1970 foi atraído para o mercado americano, trabalhando principalmente para Warren em revistas como Creepy, Eery e Vampirella.

Em 1986, Bermejo começou uma nova história em quadrinhos quinzenal na série Gallant Adventures, uma revista contendo Las Aventuras del Capitán Trueno (As Aventuras do Capitão Trovão). Roteiro de Víctor Moor, com todos os desenhos de Luis Bermejo, exceto o último episódio feito por Jesús Redondo. A mesma história em quadrinhos também apresentava outra tira de Bermejo chamada El Sueno Eterno, com roteiro de Adriano e Jesus Basco.

Bermejo contribuiu com trabalhos para muitas das revistas espanholas, incluindo: Baladin, Cimoc, Comix Internacional, Hunter, 1984 e Zone 84. Fonte: DANDARE.INFO

Luis Bermejo Rojo faleceu em Espanha a 12 de dezembro de 2015.